Insights

Endomarketing: não perca o controle de seus colaboradores

endomarketing
Compartilhe:

Uma parceria entre os times de Marketing e Recursos Humanos pode fazer a diferença na organização

Se tem uma coisa que as empresas não podem esquecer é que seus colaboradores são seus primeiros clientes. Da mesma forma que você trabalha para quem compra seu produto ou serviço, deve se esforçar para agradar a todos que trabalham em prol do resultado final e é aí que entra o endomarketing.

O trabalhadores de hoje já não são como os das gerações passadas e, por isso, o conceito de que devem se adequar às regras da empresa e não ter direito a um ambiente agradável e com recompensas não funciona mais.

Não se pode esquecer que são os colaboradores que fazem seus produtos, que vendem esses produtos e que se relacionam com os clientes que irão consumir seus produtos, além de consumirem toda essa produção. Em resumo, são os funcionários da empresa que têm o poder de fazer o negócio dar certo ou não.

 

Veja mais trabalhos da Platz

 

Assim, as organizações devem manter uma relação mútua com seus colaboradores, onde as duas partes têm direitos e deveres a serem cumpridos, afinal, captar um talento é difícil, mas mantê-lo é ainda mais trabalhoso.

Compartilhar dos mesmos interesses e da mesma cultura é um bom começo, mas para tornar essa relação mais prazerosa e rentável, os departamentos de Marketing e Recursos Humanos têm uma missão árdua para implantar uma boa estratégia de endomarketing, também conhecido como Marketing Interno.

Antes de mais nada, é preciso saber que endomarketing é o principal combustível para um ambiente organizacional harmônico – muitas vezes, um ambiente bom de trabalho e reconhecimento valem mais do que um salário extraordinário. Mas esse não é o único benefício, veja aqui mais alguns:

 

1 – Harmonia organizacional

Os colaboradores costumam passar mais tempo no trabalho do que com a família e amigos, portanto, ter um ambiente agradável faz a diferença para eles. O endomarketing, fazendo uma comunicação adequada, evita fofocas, a famosa rádio-peão e um estresse desnecessário que estragam o clima

 

2 – Motivação

Trabalhar em um ambiente gostoso e inspirador é quase um desejo comum entre quem procura uma colocação no mercado. Empresa que motiva seus funcionários tem mais retorno deles.

 

3 – Engajamento

Funcionário motivado fica mais engajado. Funcionário engajado dá sugestões, faz críticas é ouvido pela empresa, que a incentiva a fazer isso. A participação dos colaboradores é fundamental para um ambiente saudável e produtivo.

 

4 – Produtividade

Motivação e engajamento também aumentam a produtividade. Quando alguém está satisfeito com o trabalho, fica fácil ser proativo e dar valor para a qualidade dos resultados.

 

5 – Retenção de talentos

Toda empresa quer um talento em sua equipe, isso aumenta a concorrência por ele. Se o ambiente não agradar esse colaborador, ele pode buscar outro local para trabalhar e será bem-recebido em outras organizações. O endomarketing, com todo esse processo já listado ajudam a reter esses talentos na empresa.

 

Para esses resultados, não há segredo, mas sim uma combinação de trabalho árduo com boas ideias. Para começar, listamos algumas medidas que colaboram para um bom trabalho de endomarketing em sua empresa.

 

Comunicação interna

Estruturar uma comunicação interna é o primeiro passo para começar a trabalhar com endomarketing. Informações institucionais devem ser compartilhadas com todos os colaboradores, assim como avisos e histórias sobre os funcionários, por exemplo, são fundamentais para melhorar o engajamento.

✔ Pesquisas com colaboradores

Ouça seus colaboradores. Pergunte o que eles gostam e o que não gostam na empresa, descubra como eles enxergam a instituição, saiba que tipo de benefícios gostariam de ter etc.

 

✔ Peça referências

Continue ouvindo seus funcionários. Peça que eles indiquem profissionais que conhecem. É muito melhor contratar alguém com boas referências. Se esse novo funcionário for contratado, bonifique aquele que o indicou.

 

Evento internos

Promova eventos dentro da empresa, seja para descontração ou para capacitação. Pode ser um simples café da manhã, uma festa de aniversário coletiva ou workshops e palestras. Além de aumentar o conhecimento, promove a integração das equipes. Levar o pessoal para um happy hour ou um evento externo também é boa ideia.

Cursos e treinamentos

Incentive e promova a capacitação dos funcionários. Profissional bem capacitado é mais produtivo e terá novas ideias, poderá criar projetos, inovar, enfim, vai otimizar sua produção e atendimento. Além de que o reconhecimento ajuda na motivação.

Política de benefícios

Não adianta melhorar o ambiente interno e não oferecer uma boa remuneração, ainda mais se ele for sempre mais capacitado. É preciso criar uma política de benefícios que vá além do vale-refeição e transporte, que são obrigatórios. Oferecer incentivo para estudos, prática de esportes, consumo de cultura, dias de folga e descontos em produtos e serviços são um diferencial.

 

✔ Plano de carreiras

Em complemento aos benefícios, faça um plano de carreiras. Valorizar o funcionário acima de tudo. Se eles se empenham, se capacitam, se esforçam para obter resultados, eles devem ser recompensados por isso. Crescer na profissão, alcançar cargos mais altos, ser promovido, ganhar mais por isso são os sonhos de todos bons profissionais.

 

✔ Apareça na mídia

Faça um bom trabalho de relações públicas para aparecer na mídia. Contrate uma assessoria de imprensa para levar o nome da organização e o que ela faz para os veículos de comunicação. Seja assunto, se torne referência, use o conhecimento dos seus profissionais para darem entrevistas sobre os temas conhecidos por eles. Estar na mídia dessa forma é uma publicidade gratuita e que aumenta a credibilidade da informação.

Compartilhe:

Talvez você também queira ver:

Contato

Entre em contato e agende uma apresentação

INDAIATUBA/SP

Rua Sebastião Nicolau, 142 - Vila N. Sra. Aparecida | CEP 13.330-570

19 3312-1877 | 19 3312-1878

SÃO PAULO/SP

Av. Eng. Luis Carlos Berrini, 1140, 7º andar, conj.72 | CEP 04.571-000

11 4280-9654

TRABALHE CONOSCO

Gostaria de trabalhar conosco? Cadastre suas informações no nosso banco de talentos!