Insights

Causa LGBT na propaganda e a honestidade do propósito de marca

Ben & Jerry's apoia a causa LGBT na propaganda
Compartilhe:

A defesa de uma causa precisa ser sustentada por um posicionamento bem definido

 

Com a internet, ficou muito mais fácil e ágil expressar suas opiniões, defender suas crenças e atacar posições contrárias. Para o bem ou para o mal, falar está mais fácil. Essas manifestações valem também para causas sociais. Com a publicidade não é diferente e uma das principais causas é a da LGBT na propaganda, que tem ganhado espaço ultimamente.

O tema entrou na pauta nacional e vem sendo destaque em diferentes debates. Primeiro pelas discussões no Congresso, depois pela maior aceitação das diferenças pelas gerações mais novas, pelas inserções maciças na mídia, por meio de novelas, filmes, moda e música, e pela publicidade.

Para defender uma causa, seja contra a homofobia, machismo ou preconceito, ou a favor de qualquer outra temática, é preciso que a campanha esteja alinhada ao posicionamento de marca da empresa. Seu propósito precisa embasar todas as ações que ela decidir emplacar, como já falamos aqui, afinal, se não sustentar seu propósito em todos os pontos de contato de comunicação com o cliente, a identidade cai por terra. Essa não é a ideia.

Se a organização decidir apoiar uma causa e não demonstrar a mesma intenção com atitudes, nem comece. Não aproveite a “modinha” para tentar ser popular ou se destacar. Caso queira investir em uma campanha que apoie a causa LGBT, garante que seus colaboradores defendam a mesma ideia, dê vagas a homossexuais, trate bem seus clientes gays. Somente assim a campanha será efetiva. O mesmo vale para qualquer tema.

Dentro do movimento de defesa à causa LGBT, o Brasil tem alguns bons exemplos. Confira alguns:

 

O Boticário

Para o Dia dos Namorados, O Boticário lançou uma campanha com um casal heterossexual e dois casais homossexuais, em que eles trocam presentes e carinhos e se abraçam. O filme foi parar no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) por suposto “desrespeito à família brasileira”, mas depois foi liberado. O filme “Um dia dos namorados para todas as formas de amor” ainda ganhou o Grand Effie (prêmio máximo) no Effie Wards Brasil 2015. O prêmio veio por unanimidade dos jurados.

Confira o vídeo.

 

Ben & Jerry’s

A fabricante de sorvetes Ben & Jerry’s também se posicionou a favor do amor. Com a campanha “Ame quem você quiser amar”, defende os direitos LGBT e a diversidade como um todo. “Pra nós, todo mundo deve ser livre para ser quem se é e amar quem quiser amar”, disse a própria marca. Como parte da ação, celebrou um casamento homoafetivo em uma de suas lojas, na Rua Oscar Freire, e reforçou o discurso do “seja você”, pedindo que exista o respeito, direito e mudanças reais entorno do tema.

Ben & Jerry's apoia a causa LGBT na propaganda

Ben & Jerry’s apoia a causa LGBT na propaganda

 

Natura

Em 2014, a Natura lançou uma campanha épica de Dia das Mães. Na ação, a família tinha duas mães. Antes disso, em 2013, a marca mostrou diversos casais, enfatizando que “toda relação é um presente”. Mais uma defesa da causa LGBT na propaganda.

Confira a campanha.

 

Coca-Cola

A Coca-Cola sempre se destaca por suas campanhas inovadoras e inspiradoras. Ela também defendeu a causa LGBT na propaganda ao lançar um comercial televisivo em que um irmão e uma irmã disputam o limpador de piscinas da casa. Os irmãos correm para oferecer uma Coca ao rapaz e, ao chegarem até ele, descobrem que perderam a disputa para a mãe. Em 2014, a Coca-Cola já havia aparecido no intervalo do SuperBowl com um casal gay brincando com a filha.

Veja a campanha.

No Brasil, a Coca ofereceu a seus colaboradores uma lata de Coca com a mensagem “Essa Coca-Cola é Fanta. E Daí?” no rótulo, em referência à piada homofóbica: “essa Coca é Fanta”.  A ação fez parte do Dia Internacional do Orgulho LGBT.

 

Mercado Livre

O Mercado Livre fez quatro filmes para o Dia das Mães de 2018. Um deles relata a história de uma menina com duas mães. Ela conta para os amigos sobre as características de sua mãe, sem eles perceberem que, na verdade, eram duas.

Veja o vídeo de divulgação.

 

Converse conosco para entender seu propósito e criar campanhas engajadas e criativas, como o tema LGBT na propaganda.

Compartilhe:

Talvez você também queira ver:

Contato

Entre em contato e agende uma apresentação

INDAIATUBA/SP

Rua Sebastião Nicolau, 142 - Vila N. Sra. Aparecida | CEP 13.330-570

19 3312-1877 | 19 3312-1878

SÃO PAULO/SP

Av. Eng. Luis Carlos Berrini, 1140, 7º andar, conj.72 | CEP 04.571-000

11 4280-9654

TRABALHE CONOSCO

Gostaria de trabalhar conosco? Cadastre suas informações no nosso banco de talentos!