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Aposte no ebook como estratégia para conquistar mais leads

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Criar conteúdo gratuito é uma das melhores formas de atrair oportunidades

 

Uma das técnicas mais eficientes na estratégia do marketing digital é a criação de um ebook. Disponibilizar conteúdo gratuito e de qualidade é uma das vantagens do inbound marketing. E deve ser muito bem aproveitado, afinal, de que outra forma você consegue transmitir uma informação estratégica padronizada e focada no cliente?

Receber esse conteúdo especial é uma das razões para que as pessoas não se importem em deixar o e-mail e mais alguns dados em um formulário. É um processo que vale a pena – para os dois lados.

O baixo custo de sua produção é outro atrativo. Para uma distribuição adequada, os gastos são com um profissional capacitado que saiba se utilizar das técnicas corretas de texto e com um sistema de automação que fará o disparo do ebook e a captação dos leads.

 

Criando autoridade

Outro ponto ainda mais importante é a oportunidade de se tornar autoridade no tema que você ou sua empresa domina. Apresentando conteúdo relevante e pertinente ao seu público-alvo, é muito possível que os interessados no assunto busquem por mais informações criadas por você no futuro.

Para começar, é preciso definir as pautas, os temas que serão abordados. Eles devem levar em conta as principais dores do público, quais são os problemas que os leads estão querendo resolver.

Falar a língua de seu cliente, dar as informações que ele realmente precisa receber e acrescentar detalhes que o prendam na leitura são alguns dos chamarizes dos ebooks.

Para saber como deixá-lo mais atraente para o público, siga essas dicas:

  • Busque temas interessantes. Veja no Google Analytics quais são as páginas mais buscadas de seu site, utilize páginas que mostram palavras-chaves, como a Uber Suggest e fique de olho nos trends das redes sociais;
  • Crie uma boa estrutura de texto. Divida em capítulos, como se fossem postagens, invista nas imagens (fotos e vídeos), entregue hyperlinks que completem a experiência da leitura. Siga um roteiro que faça sentido;
  • Deixe o material com a cara da sua marca. Reforce a identidade visual e a identidade verbal da sua marca no ebook. Mantenha o tom de voz que a empresa já usa. Use as cores e fontes que seus materiais levam;
  • Escolha um nome atrativo. Essa parece uma missão fácil, mas não é. Como qualquer outro livro, seu ebook precisa de um título. Lembre das dores do seu lead para chamar sua atenção;
  • Revise o texto. Por favor, não é porque estamos na internet que podemos falar de qualquer forma, né? Mantenha uma escrita de qualidade, correta, sem erros gramaticais. Faça a revisão e peça que mais alguém a faça também. Só para garantir.

 

A divulgação do ebook

Com todo conteúdo pronto, vale ressaltar mais dois processos antes que o ebook seja disparado. O primeiro deles é o formato que ele terá. Muitos indicam o PDF e outros recomendam o EPub. Para transformar em PDF, vale a atenção com o software que fará a conversão. De acordo com o sistema operacional em que o ebook será aberto pode haver alterações no layout. O EPub torna o livro responsivo, ou seja, ele se adapta facilmente a qualquer tamanho de tela.

O próximo passo é onde e como divulgar o ebook. Comece pela criação da landing page (página de conversão). É ali que ele vai estar alocada e é por ela que todos chegarão até ele. Não esqueça de usar outras chamadas no seu site, links que levem para essa landing page.

Voltando para a landing page, fique atento a algumas características que podem fazer a diferença:

  • Crie várias calls-to-action (chamadas para a ação) de conteúdo de funil (para entender o processo do inbound, leia nosso ebook);
  • Crie um formulário claro e chamativo. É nele que uma pessoa comum deixará seus dados e se tornará um lead quente;
  • Faça um título interessante, já apresentando o ebook. Crie um subtítulo que explique o que será encontrado no material. Também fale o que pode acontecer ao fim da leitura, quais consequências esse aprendizado pode oferecer;
  • Descreva o ebook: o que ele fala, porque deve ser baixado, quais serão os aprendizados, quais as consequências da leitura etc.;
  • Após a descrição, mostre os reais benefícios do ebook. Faça uma lista bem clara e direta do porquê devem baixá-lo.

Depois, divulgue tudo isso em um post no seu blog, em todas as mídias sociais e abuse do e-mail marketing. Envie esse material para todos os clientes em potenciais.

 

Nossos ebooks

Está na dúvida de como fazer o seu ebook? Pergunte-nos qual a melhor maneira de trabalhar seus conteúdos. Temos nossos próprios ebooks, que logo estarão disponíveis, e também produzimos os materiais para nossos parceiros, como a ABMC. Um dos exemplos é o material produzido para apresentar o eSocial.

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